Necrópole da Atalaia (Ourique) já é monumento nacional

Necrópole da Atalaia (Ourique)

O Governo aprovou a classificação como monumento nacional da Necrópole da Atalaia, situada nas zonas de Ataboeira, Atalaia e Monte Queimado, todas na freguesia de Ourique.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, que aprovou a classificação, "toda a área classificada deve ser preservada integralmente" devido à "necessidade de manter o sítio arqueológico como "testemunho de vivências e do que representa para a memória colectiva".
A Necrópole da Atalaia, um conjunto funerário cronologicamente integrado no denominado Bronze do Sudoeste, está disperso pelas zonas de Ataboeira, Atalaia e Monte Queimado, e segundo a proposta de classificação do monumento, apresentada pela Direcção Regional de Cultura (DRC) do Alentejo é "uma das mais espectaculares necrópoles da Idade do Bronze escavadas em Portugal".
A arquitectura da Necrópole da Atalaia e o espólio recolhido nas escavações arqueológicas realizadas no local tornaram o sítio arqueológico "uma referência para a arqueologia nacional e internacional", refere o documento.
Na Necrópole da Atalaia já foram identificados 11 conjuntos de sepulturas, dos quais sete já foram escavados, e cinco sepulturas individuais, refere a proposta da DRC do Alentejo, que não exclui a possibilidade de virem a ser identificados novos conjuntos sepulcrais ou cistas individuais numa eventual prospecção mais alargada.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima