Município de Sines celebra 651 anos

Município de Sines

Exposições, uma peça de teatro e um campeonato de natação são algumas das iniciativas integradas nas comemorações dos 651 anos da elevação de Sines a concelho, cujo ponto alto será este domingo, 24, com as cerimónias protocolares.
O município de Sines foi fundado a 24 de Novembro de 1362, com foral de D. Pedro I, data que este ano é assinalada com actividades promovidas por diversas entidades do concelho.
No Museu de Sines, é apresentada uma exposição que recupera o trabalho de recolha do património local realizado pelo poeta Al Berto quando trabalhava na Câmara Municipal.
A mostra, denominada “Reencontrar: O Levantamento Cultural de Sines, 30 Anos Depois”, é constituída por entrevistas, fotografias e outros objectos, reunidos no início dos anos 80 do século XX por Al Berto e a sua equipa do núcleo cultural do Município.
O público tem acesso a uma visão de Sines anterior à instalação do complexo industrial, mas também às transformações que o território e a vida da população sofreram desde o início dos anos 70.
Com este trabalho, é também revelada uma faceta de Al Berto menos conhecida do grande público, “mas que ajuda a compreender uma parte da sua produção poética”, refere a organização.
As comemorações do Dia do Município, este domingo, começam com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, às 10h00, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no auditório do Centro de Artes.
Às 15h00 é inaugurada, na sede da Arte Velha – Associação de Artesãos, a exposição “Passado e presente”, que pode ser visitada até dia 30 deste mês.
No Museu de Sines, às 16h00, é apresentado e distribuído o guia “Na villa de Sines e seu termo", uma publicação do Arquivo Histórico Arnaldo Soledade.
Até 27 de Novembro, está patente no Centro de Artes de Sines a exposição interactiva “Artesãos do século XXI – Artesanato observado ao microscópio”, promovida pela Escola Secundária Poeta Al Berto e que evidencia as ligações entre a ciência e a arte.
A última iniciativa das comemorações está marcada para 4 de Dezembro, às 11h00, com uma apresentação da peça “A Magia das Águas”, pelo Teatro do Mar, no salão social da Santa Casa da Misericórdia de Sines.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima