José da Luz Pereira, presidente da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, faleceu nesta sexta-feira, 11, aos 77 anos, no Hospital José Joaquim Fernandes, em, Beja, confirmou ao “CA” fonte da associação.
Segundo a mesma fonte, José da Luz Pereira estava internado “há cerca de duas semanas”, na unidade hospital bejense, acabando por falecer na manhã de hoje.
Natural de Mértola, José da Luz Pereira residia há décadas no concelho de Castro Verde, onde era agricultor.
Fundador e sócio número um da AACB, criada em 1989, José da Luz Pereira assumiu a liderança desta instituição em 1991, cargo que manteve desde então, tendo sido reeleito pela última vez no passado mês de março.
Na altura, em declarações ao “CA”, explicou que iria assumir mais um mandato por sentir que “não seria a altura” da atual equipa diretiva sair, “devido à situação que se vive na agricultura, com a pandemia, a seca e agora a guerra”.
Homem de trato fácil, era um acérrimo defensor da agricultura na região, sobretudo do Campo Branco, onde predomina o sequeiro em extensivo e a pecuária.
A 14 junho de 2021 foi homenageado pela Câmara de Castro Verde, num momento que descreveu como sendo “de grande emoção” e que dedicou “à AACB, aos seus associados, dirigentes, técnicos, funcionários e colaboradores”.
Em nota de pesar, o Município de Castro Verde “lamenta profundamente e com muita tristeza” o falecimento de José da Luz Pereira, “cidadão exemplar e homem de causas do concelho de Castro Verde”.
“O seu legado de liderança sensata, comprometida e de grande trabalho diplomático na defesa da agricultura do nosso concelho ao longo de décadas é um testemunho que perdurará na memória de todos nós”, acrescenta a nota da autarquia, assinada pelo presidente António José Brito.
O município destaca ainda a “liderança sensível e de grande visão” de José da Luz Pereira, que “ao longo de mais de 30 anos contribuiu para afirmar um relevante compromisso de desenvolvimento local que muito ajudou a afirmar o setor agrícola e o concelho de Castro Verde”.
Nesse sentido, foi declarado que este sábado, 12, seja dia de Luto Municipal no concelho de Castro Verde.
Também em nota de pesar, a Câmara de Ourique “lamenta o falecimento de José da Luz Revés Pereira”, “um cidadão visionário”, “um forte defensor do Mundo Rural da nossa região” e que “contribuiu fortemente para afirmação da agricultura do nosso território”.
“Deixa um legado a todos nós de prosseguir a luta intransigente na defesa do Mundo Rural da nossa região”, destaca a autarquia ouriquense.
“O Baixo Alentejo e o mundo rural perdem um dos melhores! Obrigado por tudo”, escreveu por sua vez o deputado Pedro do Carmo, eleito por Beja e presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, na sua página pessoal no Facebook.
Já o deputado Nelson Brito, também presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS enaltece a memória de “um homem de causas públicas”, “de enorme sensibilidade, de bom senso, conciliador e agregador”.
“Um Homem que vivendo a terra soube sempre projetar o futuro, que construiu e partilhou a visão de um mundo melhor a partir da sua essência, a natureza”, acrescentou.
Também a Distrital de Beja do PSD veio a público lamentar com “tristeza” o falecimento de José da Luz Pereira, lembrando que sempre teve da sua parte “uma palavra de disponibilidade”.
“[Foi uma] pessoa de trato muito fácil e humilde, que dispensou grande parte da sua vida em prol dos agricultores e do setor agrícola”, frisam os sociais-democratas.
As exéquias fúnebres de José da Luz Pereira irão ser celebradas neste sábado, 12, em Casével, com missa às 10h30 e funeral às 11h00 no cemitério local.
Desde já agradecemos todas as condolências e mostras de carinho.
O “CA” apresenta o seu sentido pesar pela morte de José da Luz Pereira à família e à Associação de Agricultores do Campo Branco.
notícia em atualização