Ministro da Economia. Produção de cobre “é absolutamente vital” para o futuro

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, considera que a produção de cobre “é absolutamente vital” para o futuro da economia mundial, considerando ser muito positivo para o país a existência deste metal em teores elevados nas minas de Aljustrel e de Neves-Corvo.

“Não há nenhuma indústria eletrónica avançada ou da mobilidade que não repouse no uso de metais. E entre todos eles, o cobre é absolutamente vital, até porque com a eletrificação crescente da economia mundial, vamos precisar cada vez mais de cobre, que Aljustrel e Neves-Corvo têm”, disse António Costa Silva ao “CA”.

Segundo o governante, “o cobre é o metal que vai estar no centro da transformação do paradigma da mobilidade”. “Não há carros elétricos e eletrificação sem cobre! Falamos muito do lítio, mas o papel do cobre é absolutamente determinante”, reforçou.

Por isso, António Costa Silva considerou ser muito importante que as duas minas baixo-alentejanas contem, “a nível do cobre, [com] alguns dos teores mais elevados do mundo”.

“Isso valoriza extraordinariamente este recurso”, acrescentou Costa Silva, destacando ainda o facto de a produção mineira ser, neste momento, “muito mais sustentável, muito mais tecnológica e avançada, respeitando o enquadramento ambiental”.

“A mina é um centro económico fundamental para toda a região”, sintetizou.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima