Mina de São Domingos vai voltar a ter consultas médicas

O posto médico da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, vai voltar a receber consultas, uma vez por semana, a partir da próxima quarta-feira, 21, anunciou a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia revela que na passada semana, a 13 de julho, decorreu uma reunião entre representantes da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Corte Pinto e da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), tendo sido assumido o compromisso de se realizarem “10 horas de consultas pré-agendadas, num mesmo dia”, no posto médico da Mina de São Domingos.

A mesma fonte acrescenta que as consultas serão “às quartas-feiras, das 9h00 às 19h00”, sublinhando que “estas 10 horas representam cerca de 35 consultas, em contraponto com as cerca de 50 semanais em anterior período de funcionamento do posto médico”.

No comunicado, a Câmara de Mértola considera que “esta não é ainda a situação ideal”, ainda que reconheça “as dificuldades em conseguir médicos nesta altura” e agradece “os esforços da ULSBA”.

Segundo a autarquia, após o encerramento do posto médico da Mina de São Domingos, em março de 2020, “o município desenvolveu, em próxima colaboração com a Junta de Freguesia local, vários procedimentos para a sua reabertura”.

“Inicialmente foi necessário adaptar o espaço às condicionantes da Covid-19, com obras adequadas. Posteriormente, por dificuldades por parte ULSBA em colocar pessoal, médico e auxiliar, esta unidade não mais reabriu”, frisa.

Nesse sentido, a Câmara de Mértola assume que o seu objetivo é, após a reabertura, “aumentar o período já anunciado, por forma a que todos os que pretendam consulta a possam obter em tempo adequado” no posto médico da Mina de São Domingos, permitindo que “utentes que tinham na médica que cessou funções a sua médica de família, possam transitar para outro médico, normalizando a situação, por forma a que todos possam ter médico de família designado”.

Esta situação levou mesmo, na passada semana, o grupo parlamentar do PCP a apresentar na Assembleia da República um projeto de resolução em que exigia ao Governo a reabertura, “de imediato, a extensão de saúde do Centro de Saúde de Mértola na Mina de São Domingos”, assim como “à necessária dotação de recursos humanos”.

Entretanto, a Comissão de Moradores da Mina de São Domingos agendou para o próximo dia 30 de julho, pelas 18h30, uma vigília junto ao posto médico da localidade, para exigir a sua reabertura e a reposição do médico/a de família.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima