Messejana reabilita centro histórico com obras de 433 mil euros

Messejana reabilita centro histórico com obras de 433 mil euros

Messejana vai estar de “cara lavada” no próximo Natal! O centro histórico da pitoresca vila está a sofrer profundas obras de regeneração, numa empreitada que arrancou no último Verão pela mão da Câmara de Aljustrel e pretende, acima de tudo, requalificar o “coração” da localidade, proporcionar maior qualidade de vida à sua população e promover o património arquitectónico típico da zona.
“Messejana tem um potencial de diferenciação que é, precisamente, o seu património e as suas ruas. Com esta intervenção vamos dar uma maior visibilidade e também uma maior capacidade de visita a Messejana, precisamente por aquilo que a vila tem de forte: a sua traça patrimonial”, revela ao “CA” o presidente da autarquia, o socialista Nelson Brito.
Apoiada pelos fundos comunitários do InAlentejo – Programa Operacional do Alentejo, a primeira fase da empreitada tem por base um projecto elaborado há quase uma década pelo Gabinete Técnico Local de Messejana e está avaliada em pouco mais de 433 mil euros, devendo ficar concluída até meados de Novembro.
O projecto prevê a “alteração do perfil transversal dos arruamentos” no centro histórico de Messejana, no intuito de alargar a área de circulação e salvaguardar a circulação de peões na zona das ruas do Engenho, de Panóias e Soares Vítor. Um objectivo que se traduzirá na criação de passeios e de passadeiras sobrelevadas, além da introdução de novos pavimentos em calçada, da renovação da rede de iluminação pública e da criação de novos espaços de permanência.
O tratamento dos espaços verdes e a introdução de mobiliário urbano adequado também estão previstos no projecto de regeneração da zona histórica de Messejana, que vai ainda ver substituída e modernizada algumas das suas infra-estruturas urbanas, para que seja possível “diminuir as perdas na rede pública de abastecimento de água e o adequado encaminhamento de efluentes domésticos”.
Depois de concretizar esta empreitada, a Câmara de Aljustrel pretende iniciar os preparativos para lançar a segunda fase das obras. “Queremos nesta última parte do mandato começar a projectar em termos de especialidades essa nova intervenção, para depois, num próximo mandato, fazermos a segunda fase”, adianta Nelson Brito.
Quanto ao Centro de Convívio e Multiactividades, o autarca socialista explica tratar-se de uma obra que irá ser desenvolvida em parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Messejana e cuja execução poderá ser “viável” até ao “término” do actual mandato.
“Estamos na fase de aquisição do próprio terreno e o projecto irá surgir, mas terá de ser sempre um projecto comedido. E sobretudo, um projecto que vá de encontro àquilo que é a escala de Messejana”, explica Nelson Brito, referindo que o novo equipamento, que ainda não tem custo final estimado e resultará da requalificação de um imóvel na rua do Engenho, terá um auditório com apenas 60 ou 70 lugares, de modo a pode responder às necessidades de uma população “que já não ronda os mil habitantes”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima