A Câmara de Mértola vai ter em 2022 o “maior orçamento de sempre”, de 26,8 milhões de euros, tendo a criação da Estação Biológica e a conclusão de um novo lar de idosos como investimentos “marcantes”.
O Orçamento e Grandes Opções do Plano da autarquia alentejana para o próximo ano, que prevê um aumento de 3,9 milhões relativamente ao deste ano, foi aprovado na terça-feira, 21, em Assembleia Municipal.
Em declarações ao “CA”, o presidente da Câmara Municipal, Mário Tomé, diz ser um “orçamento marcante” para Mértola, que “ traduz aquilo que são as grandes ações” que a sua equipa colocou no programa apresentado nas eleições autárquicas deste ano.
No que toca a investimentos mais significativos, o autarca socialista destaca a criação da Estação Biológica, avaliada em cerca de 3,6 milhões de euros e com financiamento comunitário garantido através do programa operacional Alentejo 2020.
O projeto será desenvolvido nos antigos celeiros da EPAC em Mértola, na margem do rio Guadiana, e inclui a criação da Galeria da Biodiversidade e uma nova área para as reservas do arquivo e do museu municipais, que custarão mais 3,7 milhões de euros.
“É um projeto marcante para Mértola pela valorização do nosso património natural como imagem de marca, numa lógica de potenciar e divulgar o território”, frisa Mário Tomé.
Em 2022 a Câmara de Mértola conta igualmente concluir as obras de construção do Lar das Cinco Freguesias, que está a ser erguido na localidade de São Miguel do Pinheiro, num investimento de 3,7 milhões de euros.
Nos planos do município para o próximo ano está ainda o lançamento do projeto para a construção de um novo centro escolar (3,3 milhões de euros), assim como a requalificação da Rua Catarina Eufémia, na Mina de São Domingos (600 mil euros), e a criação de uma área para autocaravanas na mesma localidade (250 mil).
A Câmara de Mértola vai também avançar com a requalificação da estrada internacional que liga a aldeia de Pomarão à sede de concelho e concretizar os saneamentos básicos nas localidades de Sapos (na freguesia de Mértola), Sapos (freguesia de Santana de Cambas), Azinhal (freguesia de Alcaria Ruiva) e Monte Góis (união de freguesias de São Miguel dos Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros).
Para fazer face ao seu maior orçamento de sempre, em 2022 a autarquia ambiciona reforçar o seu mapa de pessoal.
“É preciso reforçar o quadro, pois não se consegue fazer um orçamento desta dimensão se não tivermos recursos humanos para o colocar em prática”, concluiu Mário Tomé.