Mértola faz testes à Covid “porta-a-porta”

A Câmara de Mértola vai promover, ao longo das próximas três semanas, uma campanha de testagem gratuita e “porta-a-porta” à Covid-19, no sentido de garantir que as famílias se reúnem em segurança no Natal e na passagem de ano.

O projeto, desenvolvido através da Unidade Móvel Médico Social da autarquia, arranca nesta segunda-feira, 20, e prolonga-se até dia 7 de janeiro, dividido em três momentos: de 20 a 23 de dezembro, de 27 a 30 de dezembro, e de 3 a 7 de janeiro.

Segundo o presidente da autarquia, Mário Tomé, o objetivo da iniciativa é “assegurar” que quem visita o concelho “o faça em segurança e que não se corram riscos de alguém que vem do exterior”, nomeadamente “de centros urbanos onde existe uma incidência maior [de Covid-19]”, possa “transportar o vírus para Mértola”.

Nesse sentido, “a pessoa liga-nos e antes de ter o contacto com a família faz a testagem”, sendo que, “se houver alguma dúvida em termos de testes rápidos, a pessoa é encaminhada para fazer teste de PCR em Beja”, acrescenta Mário Tomé.

A grande característica desta resposta é mesmo o teste ser realizado à porta de casa de quem o requisita, uma vez que a Unidade Móvel Médico Social de Mértola não vai estar parada na sede de concelho.

“Esta opção tem a ver com a dimensão geográfica do concelho e também com a noção que temos do quanto isto é importante, pois as pessoas depois podem não se deslocar ou vir” fazer o teste a Mértola, explica Mário Tomé.

“Desta forma, faremos tudo para testar todos aqueles que venham de fora para o concelho de Mértola e corram o risco de fazer alastrar a infeção por Covid-19”, conclui o autarca.

Para a concretização deste projeto, a Câmara de Mértola contratou um enfermeiro. Cada pessoa pode fazer um teste “inteiramente gratuito”, devendo contactar autarquia pelo telefone 286 610 100 ou através do emailinespalma@cm-mertola.pt.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima