Mértola “capital da caça” no fim de semana

Neste fim-de-semana, 21 a 23 de outubro, todos os caminhos vão dar a Mértola para os “amantes” da caça! A “vila museu” recebe a 13ª edição da Feira da Caça, iniciativa da Câmara Municipal para “celebrar e promover o património cinegético do concelho, assim como as suas potencialidades turísticas e económicas”.

“A realização da Feira da Caça de Mértola integra uma estratégia muito clara para o município, que coloca o sector da caça como um dos fatores fundamentais para o seu desenvolvimento”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia.

Para Mário Tomé, as expetativas relativamente ao evento, que terá lugar no novo Pavilhão Multiusos/ Expo Mértola, voltam a ser “extremamente altas”, não só por ser a primeira feira a decorrer dentro da “normalidade” pós-Covid-19, mas também por ser uma iniciativa em que a autarquia tenta sempre “inovar”.

“É um desafio muito grande não cairmos na banalização e quisemos muito dar um cariz diferenciador à Feira da Caça enquanto evento”, por isso “renovamos toda a parte envolvente exterior da feira, para permitir que qualquer visitante chegue a Mértola e diga claramente que está uma Feira da Caça”, nota Mário Tomé.

“A realização da Feira da Caça de Mértola integra uma estratégia muito clara para o município, que coloca o sector da caça como um dos fatores fundamentais para o seu desenvolvimento”, sublinha ao “CA” o presidente da autarquia, Mário Tomé.

A 13ª edição da Feira da Caça de Mértola é inaugurada pelas 18h00 desta sexta-feira, 21, e vai contar com cerca de 90 expositores, colocados numa nova disposição. O certame terá ainda mais armeiros, uma entrada renovada e um novo parque exterior, novas atividades cinegéticas e uma exposição de fauna viva diversificada.

A música é outro dos destaques do evento, com as atuações de Jorge Guerreiro (nesta sexta-feira, 21, às 22h30), Cláudia Martins & Minhotos Marotos (sábado, 22, pelas 22h00) e Quim Barreiros (domingo, 23, às 17h00).

Pelo palco da feira vão ainda passar os “As Maravilhas do Alentejo” e Rui Soares & Lau (na sexta-feira, 21), “Grupeto do Coreto” e Nelson Santos (sábado, 22), “As Cantadeiras do Redondo” e Martinho Caeiro (domingo, 23).

O programa inclui ainda colóquios, demonstrações de falcoaria, de cães de parar e de negaças, o VI Concurso de Mel “Apiguadiana”, a apresentação do Guia da Fileira da Caça, no âmbito do PROVERE, sessões de observação de fauna, showcookings e muita gastronomia com pratos à base de carne de caça.

Durante a feira terão ainda lugar a 12ª Taça Ibérica de Santo Huberto (sábado, 22, pelas 7h00, na Zona de Caça Municipal), um torneio de tiro aos pratos (a partir das 10h00 de sábado, 22, no Campo de Tiro Monte do Alhinho), uma caçada de cetraria e falcoaria (domingo, 23, a pelas 8h00 na Zona de Caça Municipal) e o 10º Campeonato Nacional de Caça de Salto “Fernando Pereira” (às 8h00 de domingo, 23, na Zona de Caça de Moinho do Monte Novo).

Neste ano, a receita das entradas na Feira da Caça vai reverter para os bombeiros voluntários da “vila museu”, que serão responsáveis por esta área. Segundo a autarquia, esta medida visa manifestar a sua solidariedade “com a causa dos bombeiros, reconhecendo a importância e valor dos serviços prestados diariamente em prol da população”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima