O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Manuel Narra, endereçou uma carta ao “CA” onde esclarece que as autarquias de Serpa e da Vidigueira “têm financiado a AMBAAL [Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral] e, segundo acrescenta, sem esse financiamento a associação não conseguiria “satisfazer os compromissos salariais” dos seus trabalhadores.
Manuel Narra acentua a necessidade de esclarecer melhor o quadro da associação, “a bem da verdade e da transparência”. E salienta que o presidente da AMBAAL, Jorge Pulido Valente, não referiu que “há autarquias que são credoras” da AMBAAL.
“Penso que este esclarecimento era importante porque ‘tudo dentro do mesmo saco’ não é correcto nem verdadeiro”, refere Manuel Narra, acrescentando que, “também noutras associações e entidades, a situação é idêntica”.
Narra considera “agravante” e “caricato” que, neste momento, os devedores estejam colocados nos diversos órgãos de gestão das associações, “conduzindo assim os destinos” das mesmas entidades “onde não pagam as contribuições a que estão obrigados”.
Perante este quadro, o autarca da Vidigueira avisa que a democracia “é muito bonita quando todos cumprem” e avisa que “caminhamos a passos largos para um novo paradigma na gestão, onde quem paga é que deve gerir os destinos das entidades”.
“Quem não paga, mandar, e ditar o rumo em cima do dinheiro dos que pagam, tem de acabar. E está muito perto de suceder”, avisa.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde