Promover a “cidadania ativa” e a “participação cívica” durante as férias escolares de verão foram dois dos objetivos do projeto de voluntariado jovem “Mexe-te O Jovem”, que a Câmara de Odemira promoveu nos passados meses de julho e agosto.
Dirigida a jovens com idades entre os 12 e os 25 anos, a iniciativa envolveu os jovens em diversas entidades locais que aderiram ao desafio lançado pelo município para preparar ações “onde a sua colaboração fizesse a diferença, tendo em vista o seu crescimento pessoal e comunitário”.
Nesse sentido, os voluntários colaboraram em ações na Biblioteca Municipal José Saramago, no Centro de Recolha Oficial de Odemira e em diversas respostas de ATL e programas para seniores, assim como em trabalhos de conservação e manutenção de espaços verdes, lavagem e pintura de muros ou ainda apoio administrativo, revela a autarquia.
“Ajudar, ser solidário e ocupar as férias de verão de forma positiva e divertida foram as motivações dos jovens participantes”, sublinha a mesma fonte.
A par das várias atividades realizadas, todas as semanas foi dedicada uma tarde de convívio e lazer para promoção da ligação entre os voluntários, com experiências de stand up paddle no rio Mira e na barragem de Santa Clara e de bodyboard na praia da Zambujeira do Mar, sendo que para outubro está preparado um encontro entre todos os participantes.
O projeto de voluntariado jovem “Mexe-te O Jovem”, que integra o programa municipal na área da juventude “Odemira Acredita em Ti”, teve a colaboração das juntas de freguesia de Santa Maria e São Salvador, Sabóia, São Luís, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes, assim como da Sociedade Recreativa São Teotoniense.
“Com um balanço positivo, o projeto terá continuidade em 2023”, conclui a Câmara de Odemira.