António Nunes tem apenas 16 anos acabadinhos de fazer, mas já é um verdadeiro campeão. Em 2009 sagrou-se campeão mundial de pesca desportiva em rio na categoria de juvenis e agora, há duas semanas, arrebatou na cidade de Chaves o título nacional da mesma modalidade no escalão de juniores, “carimbando” o passaporte para o Mundial de 2012, que se realizará nos meses de Agosto ou Setembro na Eslovénia.
“Como pai estou contente. E também estou feliz por mim, que sou o treinador individual dele e tenho lutado muito para ele chegar a este nível”, confidencia ao “CA” António Nunes, progenitor do jovem natural de Alvito e atleta do Clube de Amadores de Pesca do Baixo Alentejo (CAPBA), emblema presidido… pelo pai.
Mas não é apenas António Nunes “filho” a estar de parabéns: é que na cidade flaviense também Ivo Figueira, de 12 anos (terceiro classificado em juvenis), e Luís Fernandes, de 16 (quarto no escalão de juniores), garantiram a ida ao Mundial da Eslovénia ao serviço da Selecção Nacional de pesca desportiva.
“São grandes resultados, fruto do empenho que dedicamos à modalidade. E estes atletas também nos ajudam! Apostámos na juventude e temos tido frutos”, frisa António Nunes “pai”, garantindo que as suas melhores expectativas até foram superadas. “Tínhamos como objectivo fazer entrar o António Nunes na selecção de juniores e o ‘Ivinho’ Figueira na selecção de juvenis. Mas as últimas provas em Chaves correram-nos bem e conseguimos superar os objectivos que tínhamos”.
O tempo é de começar a preparar a viagem à Eslovénia e o presidente do CAPBA prefere não traçar metas muito ambiciosas… para já! “Ainda não conhecemos os terrenos que vamos pisar, por isso a partir daqui vamos desenvolver esforços e tentar saber as zonas em que o António, o Luís e o Ivo vão pescar e só depois criar objectivos. E temos de ir antes, para colocar os miúdos a treinar no local onde vão fazer as provas. Isso é muito importante”, garante.
