Jornadas sobre coelho-bravo em Mértola

A vilade Mértola recebe nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de Setembro, as “Jornadas Iberconejo sobre sistemas de monitorização do estado sanitário do coelho-bravo”, que irão “rever os protocolos atualmente usados para a monitorização do estado sanitário” desta espécie na Península Ibérica.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto “LIFE Iberconejo/ LIFE Ibercoelho”, lançado este ano em Portugal e Espanha, contando com o apoio da Câmara Municipal e da Estação Biológica de Mértola.

Para esta terça-feira, 13, está prevista que as apresentações sejam realizadas em formato “porta aberta” para o público em geral e para as administrações públicas, peritos externos, oradores, parceiros do projeto e organização.

Já na quarta-feira, 14, os grupos de trabalho irão reunir-se para discutir propostas de vigilância sanitária coordenada a nível peninsular, sistemas de recolha de amostras e o tipo de amostras a recolher para que um número suficiente de amostras chegue ao laboratório de referência nas condições apropriadas para a sua análise.

“Espera-se, assim, resolver a falta de protocolos normalizados de monitorização do coelho-bravo, que servirão de base para definir o estado sanitário da espécie, o que por sua vez fornecerá informação essencial para a implementação das medidas de gestão mais adequadas”, refere a organização em comunicado enviado ao “CA”.

De acordo com a mesma fonte, “as conclusões da conferência serão apresentadas ao recém-criado Comité Ibérico de Coordenação do Coelho-Bravo (ERICC), que chegará a um consenso sobre a definição dos programas de vigilância sanitária dos coelhos e as configurações finais das aplicações informáticas”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima