Criar um momento de “partilha de conhecimentos e competências” é um dos grandes objectivos da primeira edição das Jornadas de Saúde de Odemira, agendadas para este sábado, 8.
A iniciativa vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO), com os apoios da Câmara Municipal e da empresa Mirabusiness.
“O objectivo é criar um momento adequado e propício à partilha de conhecimentos e competências, e à criação de sinergias institucionais e até pessoais. Temos por missão a melhoria contínua da prestação de serviços de saúde em contexto de internamento e também domiciliário”, explica ao “SW” André Fernandes, enfermeiro-coordenador da SCMO.
As I Jornadas de Saúde de Odemira arrancam às 9h30, com a sessão de abertura. Meia hora depois debate-se o tema “Acidente Vascular Cerebral”, com as intervenções de Ana Fernandes (enfermeira no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão), Ana Semedo (fisioterapeuta na SCMO), Ana Rita Pontes (terapeuta da fala na Unidade de Cuidados na Comunidade em Odemira) e Hugo Mendonça (enfermeiro responsável pela equipa de cuidados continuados integrados de Odemira).
Depois de almoço, às 14h00, vai falar-se de “Cuidados Paliativos”, com Margarida Damas de Carvalho (médica e coordenador regional de cuidados paliativos da ARS Alentejo), Sérgio Santos (enfermeiro da consulta da dor no hospital de Leiria) e Manuel Pato (padre da Paróquia de Odemira).
E a fechar, pelas 16h30, tem lugar o workshop “Tratamento de úlceras por pressão”, com Alexandra Ferreira, enfermeira especialista no Hospital Distrital de Lagos.
