João Cruz vence IV Prémio Literário Joaquim Mestre

António Canteiro

O romance Inventor de esquecimentos, da autoria de João Carlos Costa da Cruz, que assina as suas obras sob o pseudónimo António Canteiro, venceu a quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre.

Segundo a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, que promove o prémio, a obra vencedora “é um texto muito consistente do ponto de vista do estilo e do desenrolar da narrativa”.

“Tendo como tema central a memória – o que recordamos, como recordamos e porquê –, foge ao cliché do Alentejo romântico, explorando com mestria uma visão singular da identidade humana”, refere a associação em comunicado.

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em São Caetano, no concelho de Cantanhede (Coimbra), em 1964 e vive em Febres, também no concelho de Cantanhede.

Técnico superior de Reinserção na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em Aveiro, o autor tem 12 obras de poesia e romance publicadas.

A cerimónia de entrega do prémio a João Carlos Costa da Cruz e de lançamento da obra vencedora vai decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, em outubro deste ano.

Com periodicidade bienal, o Prémio Literário Joaquim Mestre foi instituído em 2017 e conta com a parceria da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o apoio da Câmara de Beja.

Opinião

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima