João Cruz vence IV Prémio Literário Joaquim Mestre

António Canteiro

O romance Inventor de esquecimentos, da autoria de João Carlos Costa da Cruz, que assina as suas obras sob o pseudónimo António Canteiro, venceu a quarta edição do Prémio Literário Joaquim Mestre.

Segundo a ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, que promove o prémio, a obra vencedora “é um texto muito consistente do ponto de vista do estilo e do desenrolar da narrativa”.

“Tendo como tema central a memória – o que recordamos, como recordamos e porquê –, foge ao cliché do Alentejo romântico, explorando com mestria uma visão singular da identidade humana”, refere a associação em comunicado.

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em São Caetano, no concelho de Cantanhede (Coimbra), em 1964 e vive em Febres, também no concelho de Cantanhede.

Técnico superior de Reinserção na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em Aveiro, o autor tem 12 obras de poesia e romance publicadas.

A cerimónia de entrega do prémio a João Carlos Costa da Cruz e de lançamento da obra vencedora vai decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, em outubro deste ano.

Com periodicidade bienal, o Prémio Literário Joaquim Mestre foi instituído em 2017 e conta com a parceria da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o apoio da Câmara de Beja.

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima