IPBeja quer atrair mais alunos estrangeiros para estágios profissionais

IPBeja quer atrair mais alunos estrangeiros para estágios profissionais

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) aderiu ao consórcio Erasmus Al Sud, iniciativa que prevê a criação de estágios profissionais para estudantes europeus em empresas, universidades e organizações portuguesas.
Desenvolvido desde o início do ano, o consórcio foi constituído oficialmente esta terça-feira, 25 <b>[na foto]</b>, e além do IPBeja conta ainda com a participação das universidades de Lisboa, Évora e Algarve e do Instituto Politécnico de Setúbal.
O consórcio tem como missão “a promoção de uma ligação forte, duradoura e profícua” entre o ensino superior universitário e politécnico e o mercado de trabalho nas regiões de Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Algarve, assim como “o reforço da circulação de conhecimento das regiões do sul da Europa no contexto da integração europeia”.
Na prática, o grande objectivo da iniciativa passa por atrair alunos estrangeiros para o país através de estágios profissionais em empresas, universidades e organizações nacionais.
Outra meta é levar mais alunos portugueses para fora, estando disponíveis 221 estágios em instituições de países inseridos no programa “LPP Erasmus”.
Os estágios profissionais ao abrigo do Erasmus Al Sud terão uma duração média de seis meses, sendo que cada estudante recebe um apoio financeiro que varia entre os 246 e os 350 euros mensais.
Cada uma das instituições envolvidas no consórcio terá um papel específico a desempenhar, sendo que ao IPBeja caberá a organização de eventos relacionados com o projecto.
Além dos cinco parceiros, o Erasmus Al Sud conta ainda com a colaboração de entidades como o Museu Botânico do IPBeja, do Centro de Ciências do Mar do Algarve, da Associação de Defesa do Património de Mértola e da Rede Europeia de Turismo do Alentejo.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima