Inteligência artificial ajuda atendimento telefónico da ULSBA

Hospital de Beja - Urgências

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere o hospital de Beja e mais 13 centros de saúde do distrito, tem um novo sistema de atendimento telefónico automático, com base em inteligência artificial.

Segundo a ULSBA, o novo sistema visa “a transição digital” e “melhoria na acessibilidade da comunicação com os utentes”, sendo que sua instalação iniciou-se no Serviço de Admissão de Doentes do Hospital José Joaquim Fernandes.

O sistema “será alargado para os restantes serviços deste hospital e também para os centros de saúde durante as próximas semanas”, acrescenta a mesma fonte em comunicado enviado ao “CA”.

De acordo com a Unidade Local de Saúde , o novo atendimento digital vai estar disponível “24 horas por dia, sete dias por semana”, e “promove mais agilidade e dinamismo, realizando a assistência à pessoa que liga para a ULSBA com menor tempo de espera, garantindo que todas as chamadas são atendidas e devidamente encaminhadas”.

Nesse âmbito, caso as linhas telefónicas dos serviços da ULSBA “estejam impedidas ou não sejam atendidas por um profissional, o atendimento automático é acionado, solicitando ao utente a sua identificação e o motivo do contacto”.

“A informação é registada e imediatamente direcionada para os serviços competentes que, no próprio dia ou com brevidade, dão resposta ao pedido efetuado pelo utente”, explica a ULSBA, sublinhando que “para que este processo seja mais fluído, fiável e próximo, é importante lembrar os utentes da importância de manter os dados pessoais sempre atualizados junto dos balcões administrativos” da instituição.

A ULSBA acrescenta que “outra vantagem importante” do novo o sistema é o facto deste entender todas as mensagens de voz, “mesmo aquelas em que existe algum ruído ou barulho de fundo, mantendo um bom padrão de atendimento”.

“Trata-se de um atendimento mais ágil, mais prático e, ainda assim, personalizado e seguro, eliminando os tempos de espera ou até mesmo a não resposta às chamadas telefónicas que muitas vezes acontecia”, conclui a ULSBA.

Opinião

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima