A Iniciativa Liberal (IL) propôs, no início da semana, a transferência da sede do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) para Beja.
Na proposta apresentada segunda-feira, 27 de fevereiro, na Assembleia da República, o partido liderado por Rui Rocha sublinha que “o objeto primordial deste instituto se encontra alheado da realidade económica da Área Metropolitana de Lisboa”.
A par disso, acrescenta a Iniciativa Liberal, citando dados de 2020, “é no Alentejo que a agricultura assume maior relevância económica”.
Segundo adianta a Agência Lusa, o partido considera que com a aprovação deste projeto, assim como doutros do género, caso da recomendação ao Governo para a deslocalização para Portalegre da sede da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, “a Assembleia da República contribui para um país territorialmente mais coeso e reconhece a importância de deslocalizar os centros de decisão administrativa do país”.
A Iniciativa Liberal aponta ainda que as assimetrias regionais “refletem o centralismo e a concentração de poder e investimento público na região da capital que prejudica, invariavelmente, não só o restante território, mas também a própria capital, que sofre de uma pressão habitacional fortemente induzida pela elevada concentração de organismos públicos em poucos quilómetros quadrados”.