Incêndio em Odemira já atingiu 10 mil hectares

O incêndio que deflagrou, no sábado, 5, no concelho de Odemira já atingiu 10 mil hectares de pinhal, eucaliptal adulto e jovem, sobreiros, medronheiros e matos, obrigando à deslocação de mais de 1.450 pessoas.

“As duas frentes ativas, a noroeste (zona da Delfeira) e sul (nos concelhos de Aljezur e Monchique) […] têm múltiplos pontos críticos, todos acompanhados de meios”, revela o ponto de situação apresentado, às 20h30 de terça-feira, 8, pela Câmara de Odemira.

No local encontravam-se, a essa hora, 1.025 operacionais, 286 meios terrestres, 15 meios aéreos e 17 máquinas de rasto, que tentavam controlar o avanço das chamas.

“Ao longo do dia registaram-se múltiplas reativações no perímetro, que assumiram uma dimensão que exigiu uma resposta musculada por parte do dispositivo no terreno”, explicava a Câmara de Odemira, acrescentando que a estratégia para a noite, “logo que se verifique uma redução de temperatura, aumento de humidade relativa e desintensificação do vento, visa sustentar a estabilização do incêndio e reforçar o processo de consolidação do perímetro”.

Por prevenção, a GNR, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e dos bombeiros, deslocou de habitações e alojamentos turísticos um total de 1.459 pessoas, das quais 148 acolhidas em Zonas de Concentração de Apoio à População (ZCAP) estabelecidas pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, em articulação com a Segurança Social.

Segundo a autarquia, encontram-se de momento 79 cidadãos nas ZCAP, “41 em São Teotónio, 19 em Odemira, dois em Monchique e dois em Aljezur”.

A par disso, “15 cidadãos estão instalados no Lar de Idosos de São Teotónio”.

A Câmara de Odemira revela ainda, no ponto de situação, que foram assistidas pelo INEM 36 pessoas, “na maioria agentes de proteção civil, oito das quais transportadas para a unidade hospitalar (5 bombeiros e 3 populares)”.

A circulação na Estrada Municipal 501 (acesso a Relva Grande) e no Caminho Municipal 1186 (entre São Miguel e Vale dos Alhos) continua interdita.

A Câmara de Odemira revela ainda que o seu Serviço Municipal de Proteção Civil instalou um posto de informação, junto à entrada principal do Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, “para prestar informação à população, serviço também disponível através do número 964 697 306”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima