Algumas das quase 1.500 peças do Museu dos Cristos, adquiridas há 22 anos pela Câmara de Sousel, vão estar expostas, a partir de quinta-feira, 21, na Igreja do Salvador, em Évora.
Intitulada “Cristos de Sousel”, a mostra, que fica patente ao público até 2 de Abril, é organizada em conjunto pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen), Câmara de Sousel e Cabido da Sé de Évora.
De acordo com os promotores, a exposição apresenta “um pequeno, mas representativo, núcleo constituído por cruzes processionais, imaginária indo-portuguesa e da Terra Santa, imaginária erudita e de carácter popular, muito representativa da imaginária devocional, abundantemente representada em Portugal”.
Do espólio, fazem parte crucifixos das mais variadas tipologias, matérias, proveniências e épocas, como Cristos crucificados, crucifixos de pendurar, crucifixos de pousar, calvários e cruzes processionais.
Esta colecção representa uma “ampla amostra da imaginária devocional, abundantemente representada em Portugal”, realça a DRCAlen, indicando que a origem da maior parte das peças é nacional, mas podem se encontrar exemplares “indo-portugueses, africanos, provenientes da Terra Santa, de Espanha ou de Itália”.
A Câmara de Sousel adquiriu a colecção de imagens de Cristo, em Fevereiro de 1990, à família Lobo, herdeiros de Venceslau Lobo, que foi comerciante de antiguidades e que criou o denominado Museu dos Cristos.
O espólio do museu foi sendo agrupado ao longo dos anos pelo antiquário Venceslau Lobo e esteve exposto ao público nas suas instalações junto à Estrada Nacional 4, entre Estremoz e Borba.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde