Hospital de Évora tem consulta de enfermagem para criança diabéticas

Hospital de Évora tem consulta de

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) disponibiliza, desde há um ano, uma consulta única nas unidades hospitalares do Alentejo, de enfermagem pediátrica especializada na diabetes, que apoia e segue 47 crianças e respectivas famílias.
“No Alentejo, em termos de área pediátrica, penso que o HESE é o único que dá este tipo de apoio de enfermagem e é uma consulta que faz muito sentido”, realça à Agência Lusa Ana Beja, uma das responsáveis pelo projecto.
Segundo esta enfermeira, que impulsionou a criação da consulta, em conjunto com a colega Gisela Antunes, trata-se de “uma área em expansão”, pois, “infelizmente, há cada vez mais meninos com diabetes que precisam de cuidados ao nível do tratamento, da família, da escola e dos amigos”.
A diabetes, segundo as enfermeiras responsáveis, é uma das mais exigentes doenças crónicas, quer a nível físico, psicológico e social, obrigando a um complexo tratamento.
Por isso, a consulta iniciada no HESE, que abrange 47 crianças – a mais pequena desde os 15 meses de idade -, afirmou Ana Beja, centra-se na educação terapêutica, que deve ser adaptada a cada doente e respectiva família.
Na prática, as enfermeiras ensinam pais e filhos em áreas como a administração de insulina, o esquema de alimentação que deve ser seguido, a vigilância e correcção de complicações agudas derivadas da diabetes, como a hipoglicémia, ou a importância do exercício físico, entre outras.
A intervenção dá-se também em contexto escolar, junto de professores, funcionários e alunos, porque “estas crianças precisam de ser integradas e de sentir que são iguais a todas as outras, independentemente da doença”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima