Hélder Guerreiro anunciou esta semana formalmente a sua candidatura à liderança da Federação do Baixo Alentejo do PS, vincando que o seu projecto conta “com todos porque todos são necessários”. E destacou que a sua candidatura se apresenta “com a força de um colectivo de ideias que acreditam num novo ciclo com mais inovação” e “com mais coesão”.
Actual vice-presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro apresenta-se aos militantes com o desígnio “Afirmar o Baixo Alentejo – Por um PS coeso e Inovador” e a sua proposta já recolheu apoios do actual líder federativo, Pita Ameixa e de autarcas como Nelson Brito ou José Alberto Guerreiro. Nesta disputa, Hélder Guerreiro vai enfrentar o presidente da Câmara de Ourique, Pedro do Carmo.
Com uma proposta que, segundo explica, “pretende ser inclusiva, porque é aberta a todos os baixo alentejanos”, Hélder Guerreiro assume desde já uma “prática transparente e colectiva” que torne possível “renovar a imagem do político e dignificar o papel dos partidos políticos como o legítimo instrumento do exercício da democracia”.
Neste contexto, o autarca assinala que os próximos tempos “serão de construção de uma ideia que seja de todos”. E que após as eleições internas, a sua liderança do PS a nível regional irá “assumir o compromisso público de defender, incondicionalmente, a melhoria da qualidade de vida no Baixo Alentejo”.
As eleições para a presidência da Federação do PS do Baixo Alentejo, soube-se esta semana, irão decorrer antes do Verão, tal como as eleições para os órgãos das concelhias. Refira-se que, no passado fim-de-semana, a direcção nacional dos socialistas anunciou que, até final de 2012, pretende ter escolhidos todos os candidatos às próximas eleições autárquicas.
