VolodymyrDrabovskyy e a esposa, Oksana, estão de parabéns! Corria o ano de 2002 quando este casal de ucranianos, licenciados em Educação e Arte e a residir no concelho de Odemira há poucos meses, se lançou na aventura de ensinar dança na sua nova terra. Assim nasceu o grupo “Viz-a-Viz”, que cumpre agora 20 anos de trabalho em prol da dança e das crianças.
“O balanço destes anos é muito positivo, pois já passaram por aqui muitas crianças. Se há 20 anos começámos apenas com duas crianças e uma sala, neste momento temos cinco salas alugadas e cerca de 100 crianças a aprender”, sublinha com orgulho Volodymyr, de 48 anos, ao “CA”.
Atualmente, o grupo “Viz-a-Viz” dinamiza aulas de dança para crianças em Odemira, Milfontes, São Teotónio, assim como em Aljezur e Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém), num total de uma centena de alunos. A estes juntam-se os adultos que frequentam aulas de danças sociais latinas em Vila Nova de Milfontes.
“A juntar a isto, criámos a associação Mil Passos, que inclui o grupo ‘Viz-a-Viz’, e outras atividades culturais que desenvolvemos no concelho de Odemira”, acrescenta Volodymyr, reconhecendo que tanto ele como a esposa nunca pensaram chegar onde chegaram.
“Éramos jovens e pensávamos em estar por cá dois, três anos e depois regressar à Ucrânia. Mas em 2003 trouxemos a nossa filha e por cá ficámos. Olhamos para trás e não pudemos abandonar o que construímos nestes anos todos”, sublinha.
Ao longo de 20 anos de “trabalho das crianças e para as crianças”, foram muitas as metas alcançadas pelo grupo “Viz-a-Viz”. A mais recente aconteceu em 2019, quando Volodymyr e Oksana conseguiram levar cerca de 40 alunos à Ucrânia, para participar num afamado concurso de dança daquele país.
“Esse era o nosso sonho. Levámos 40 dançarinos dos concelhos de Odemira e de Aljezur e Santiago do Cacém ao 20º Festival Esperança, onde em 32 grupos de dança ficámos em primeiro lugar. Foi uma experiência muito boa e abrimos mais um bocadinho o horizonte destas crianças”, conta Volodymyr.
Os 20 anos do grupo “Viz-a-Viz” são festejados neste sábado, 26, pelas 18h00, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com um espetáculo de dança infantil, contemporânea, clássica e social latina que reunirá em palco diversas gerações de alunos.
Quanto ao futuro… “O futuro ninguém sabe, mas vamos continuar a lutar todos os dias para ter esta atividade, que não é normal no Alentejo. Estamos com grande vontade de continuar e até queremos convidar mais professores”, afiança perentoriamente Volodymyr Drabovskky.