Restabelecer “o potencial produtivo” de nove freguesias de cinco concelhos do distrito de Beja afectadas pelos tornados registados nos passados dias 24 e 25 de Outubro é o objectivo da nova linha de apoio criada pelo Ministério da Agricultura, no valor total de 750 mil euros.
Os apoios destinam-se à União de Freguesias de Salvada e Quintos (Beja), Faro do Alentejo (Cuba), Alcaria Ruiva (Mértola), Brinches, Pias, Vila Verde de Ficalho, União de Freguesias de Salvador e Santa Maria e União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo (todas de Serpa), e Pedrógão (Vidigueira).
As condições de apresentação das candidaturas a apoios estão definidas no despacho do ministro Capoulas Santos a publicar em Diário da República, sendo que as declarações de prejuízos têm de ser entregues até final deste mês na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPA), dispondo os agricultores de um prazo que vai até 15 de Dezembro para submeterem o formulário electrónico que formaliza a candidatura.
A fase de verificação dos prejuízos, por parte da DRAPA, decorrerá até 31 de Janeiro de 2017.
De acordo com o Ministério, as medidas agora aprovadas “destinam-se a assegurar o restabelecimento do potencial produtivo e abrangem animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à actividade agrícola”.
Os apoios, a fundo perdido, “atingem os 80% da despesa elegível, no caso dos produtores detentores de seguro, e os 50% da despesa elegível no caso das restantes explorações agrícolas”, acrescenta a mesma fonte.
Entretanto, em comunicado enviado ao “CA”, o deputado do PS eleito por Beja veio a público saudar o Governo por esta medida de apoio.
“Depois das medidas de apoio aos territórios afectados pela seca extrema, o ministro da Agricultura e Florestas, Capoulas Santos, volta a revelar proximidade à realidade do nosso Mundo Rural com um conjunto de apoios que abrangem animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola”, sublinha Pedro do Carmo.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde