Está (quase) tudo pronto para o arranque do campeonato distrital da 1ª divisão de 2021-2022, que se pretende disputado, emotivo e, acima de tudo, que decorra sem os “sobressaltos” dos últimos meses.
Depois de duas temporadas marcadas pela pandemia, que impediu o normal desenrolar da competição, o “Distritalão” tem pontapé de saída agendado para as 16h00 do próximo domingo, 3, e promete uma época bastante animada, mais que não seja pela participação de FC Castrense, Mineiro Aljustrelense e Moura AC.
Desde 2006-2007 que estes três emblemas não participavam em simultâneo no campeonato distrital, dado serem os “crónicos” representantes do distrito de Beja nos nacionais, e por isso mesmo acabam por ser, naturalmente, os grandes candidatos ao título (e à subida ao Campeonato de Portugal, onde se encontra atualmente o FC Serpa).
A turma de Castro Verde, bastante renovada e novamente orientada pelo técnico KaluDivengle (campeão distrital pelo FC Castrense em 2014-2015 e 2016-2017), é mesmo apontada pela maioria dos adeptos como a mais forte candidata ao título, mas em Aljustrel também reside uma equipa jovem e recheada de valores, comandada pelo ambicioso José Luís Prazeres.
Relativamente ao Moura AC, este ano novamente orientado pelo jovem técnico João Portela e que, tal como Mineiro, disputou na época transata o Campeonato de Portugal, é de esperar um conjunto competente, sólido e capaz de ganhar (ou lutar pela vitória) em todos os terrenos.
Numa segunda linha, sem a aspiração do título mas a expetativa de chegar ao pódio, surgem o Vasco da Gama da Vidigueira e do Penedo Gordo, duas equipas que fazem do coletivo e da experiência as suas principais armas.
Depois há que contar com um “renovado” Desportivo de Almodôvar, agora orientado por Diogo Rosado e que quer fazer um campeonato consentâneo com a história do clube, e com o União Serpense, que apesar de ser um emblema jovem pretende continuar a dar “passos firmes” rumo a outros patamares competitivos.
Por fim, a luta pela manutenção deve estar “reservada” a Piense, Despertar, Sp. Cuba e aos recém-promovidos Renascente de São Teotónio e FC São Marcos.
O campeonato distrital da 1ª divisão de 2021-2022 tem a ainda a aliciante de ser disputado num novo modelo, com uma primeira fase em que jogam todos contra todos. Depois, terá lugar uma segunda, com os seis primeiros classificados da fase regular a disputar a subida de divisão e os restantes seis a “lutarem” pela manutenção.
1ª Jornada | Domingo, 3 | 16h00
FC Castrense – Renascente de São Teotónio
Moura AC – Mineiro Aljustrelense
Vasco da Gama da Vidigueira – Sp. Cuba
U. Serpense – Almodôvar
Piense – Despertar
Penedo Gordo – FC São Marcos