As oito freguesias rurais do concelho de Beja afectadas pela reorganização administrativa promovem, no domingo, 20, uma caravana automóvel em protesto contra a sua extinção e agregação em uniões de freguesias, o que trará "graves consequências" para as populações.
A caravana, que passará pelas oito freguesias, vai arrancar às 10h00 em S. Brissos, passar por Trigaches, Mombeja, Santa Vitória, Albernoa, Trindade e Salvada e terminar em Quintos, disse à agência Lusa Sandra Margarida, a presidente da Junta de Freguesia de Albernoa, uma das promotoras do protesto.
Através do protesto, os eleitos e as populações das freguesias pretendem "mostrar o descontentamento" em relação à Lei da Reorganização Administrativa do Território, que, "se realmente vier a ser aplicada, trará graves consequências para as populações" afetadas.
O protesto pretende "sensibilizar" as pessoas para as "consequências" da aplicação da lei, que "irá penalizar, e muito, as populações", frisou.
"Quem fez a lei não tem conhecimento da realidade dos nossos concelhos e das nossas freguesias e aldeias", considerou a autarca.
"As pessoas, principalmente nos meios rurais, recorrem às juntas de freguesia para resolverem vários assuntos", como levantar reformas e pagar contas de água e electricidade, disse.
Trata-se de uma lei que "não traz benefícios nenhuns", afirmou, referindo que também trabalhadores das juntas de freguesia vão ser afetados, já que "alguns terão que ser dispensados".
O projecto de lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, proposto pelo PSD e pelo CDS/PP e que prevê a redução de 1.165 freguesias das 4.259 existentes, já foi aprovado na Assembleia da República pela maioria constituída por aqueles dois partidos.
Segundo a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), o concelho de Beja vai passar de 18 para 12 freguesias, mantendo seis das 14 rurais (Baleizão, Beringel, Cabeça Gorda, Nossa Senhora das Neves, Santa Clara de Louredo e São Matias) e agregando as restantes oito rurais e quatro urbanas em seis uniões de freguesias.
A agregação de oito freguesias rurais irá resultar na criação das uniões de freguesias de Trigaches e São Brissos, de Salvada e Quintos, de Albernoa e Trindade e de Santa Vitória e Mombeja.
A agregação das quatro freguesias urbanas irá resultar na criação das uniões de freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e de Salvador e Santa Maria da Feira.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde