O finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) vai partir esta sexta-feira, 30, na liderança do Rally de Portugal, que cumpre a sua segunda etapa e em que se nota a ausência do líder do Mundial, o francês Sebastien Löeb (Citröen).
Na etapa inaugural da prova, esta quinta-feira, 29, a Ford viu ser compensada a sua aposta em escolher saídas mais atrasadas para os seus pilotos, tendo ainda saído o "jackpot", quando Löeb, oito vezes campeão do Mundo, abandonou na terceira prova especial de classificação (Santa Clara).
Depois da super-especial realizada em Lisboa, junto aos Jerónimos, onde o norueguês Peter Sollberg (Ford) foi o mais rápido, as restantes três especiais do primeiro dia de rally foram disputadas à luz da lua nos concelhos de Almodôvar e Ourique.
Os troços do Baixo Alentejo parecem ter sido feitos à medida dos Ford, que viram Sollberg ganhar em Gomes Aires, Latvala em Santa Clara e o estónio Ott Tanak em Ourique.
Entre os pilotos lusos, os resultados não têm sido os mais animadores, tendo Armindo Araújo saído de estrada logo na segunda especial e perdido algum tempo, restando-lhe agora tentar subir o mais possível, mas um lugar no "top 10" é agora muito difícil.
A etapa desta sexta-feira, 30, é composta por seis provas especiais de classificação, que os pilotos cumprem em duas passagens, num total de 132,68 quilómetros cronometrados.
