Festival Islâmico vai "encher" ruas de Mértola

Festival Islâmico vai "encher" ruas de Mértola

Os sons, cheiros e sabores do magrebe estão de regresso ao “coração” de Mértola, que a partir desta quinta-feira, 18 de Maio, recebe a 9ª edição do Festival Islâmico. A iniciativa da Câmara Municipal promete levar milhares de visitantes às ruas da antiga “Martulah”, seja para visitarem o souk (mercado de rua típico dos países árabes), para assistirem às inúmeras actividades previstas ou, simplesmente, para desfrutar da beleza da “vila museu”.
“As expectativas são muito elevadas! Esperamos que as pessoas possam vir ter connosco nesses dias e que esta edição possa ser um grande sucesso”, diz ao “CA” o presidente da Câmara de Mértola, não escondendo que os últimos meses têm sido de grande trabalho e dedicação para que nada falhe durante os quatro dias de festival. “É talvez a maior manifestação de cultura e património que acontece no Sul do país e nós sentimos essa responsabilidade”, justifica Jorge Rosa.
O Festival Islâmico de Mértola 2017 arranca esta quinta-feira, 18, e promete quatro dias bem intensos (e com muito para ver e fazer). A abertura do souk assinala o início do certame (10h00), sendo que a inauguração oficial será às 18h00. No programa do primeiro dia destaque ainda para a inauguração da exposição “3 Culturas”, de Silvestre Raposo (17h30 na entrada Sul da vila), para o lançamento do livro La huella de la palabra, de Ben Yessef e Jalid Nieto (19h00 na galeria do castelo), e para o concerto de Sebastião Antunes & Bruno Batista (23h00 na Praça Luís de Camões).
Na sexta-feira, 19, o dia fica marcado pela conferência “El Islam: sus leyes divinas y humanas”, organizada pela Comunidade Islâmica em Espanha (18h00 no salão nobre da Câmara Municipal). E mais à noite há música, primeiro no cais do Guadiana com Pedro Mestre e o grupo “Les Filles de Illighadad” (22h30) e depois na Praça Luís de Camões com os “Aqui há baile” (1h30).
Para sábado, 20, estão previstas as conferências “O islão na literatura portuguesa: do romantismo a Fernando Pessoa” (16h00) e “El paradigma unitário para el hombre de hoy” (18h00), ambas no salão nobre da Câmara. A música estará a cargo do Hamid Ajbar Sufi Ensemble e Kel Assouf (a partir das 22h30 no cais do Guadiana), e do grupo Omiri (1h30 na Praça Luís de Camões).
O Festival Islâmico 2017 termina no domingo, 21, dia em que está agendado um concerto/oficina de adufe com Sebastião Antunes (15h00 no Largo da Misericórdia). E a fechar o certame, pelas 18h00, no Largo Vasco da Gama, há música com os grupos “Boukdir”, “Lakhmas” e “Os Alentejanos” e cante alentejano com os grupos corais Guadiana de Mértola, da Mina de São Domingos e “Os Caldeireiros de São João”.
Ao longo dos quatro dias haverá ainda animação de rua, workshops de danças, sessões de cinema, horas do conto, oficinas para crianças, um encontro de urban sketchers e diversas exposições.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima