Depois de Mértola, Castro Verde recebe neste fim-de-semana, 9 e 10, a segunda edição do festival Futurama, onde “as tradições locais e o património” se aliam “à criação contemporânea e ao global”.
O evento tem direção artística de John Romão e apresenta cerca de 20 propostas artísticas e transdisciplinares, entre música, artes visuais e dança, com “as tradições locais e o património a aliarem-se à criação contemporânea e ao global, que desafiam criativamente o território do Baixo Alentejo e arriscam cruzamentos dos quais se pode apenas esperar o inesperado”.
A segunda edição do festival Futurama arrancou, no passado dia 3 de junho, em Mértola, e continua nesta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10, em Castro Verde.
O programa inclui, nesta sexta-feira, 9, uma performance da designer Mafalda Matos, ao lado de alunos da Escola Secundária, no fórum municipal (12h00 e 17h00) e a apresentação do espetáculo “Cantexto”, onde sete grupos de cante alentejano vão interpretar novas “modas” escritas por autores contemporâneos, no anfiteatro municipal (20h00).
Os textos são assinados por Joana Bértholo, Richard Zimler, Regina Guimarães, Ondjaki, Isabela Figueiredo, Afonso Cruz e Marta Pais de Oliveira e interpretados, respetivamente, pelos grupos Rosinhas do Louredo, Cantadores de Beringel, Ceifeiras de Pias, de Vila Nova de São Bento, Cardadores da Sete, da Mina de São Domingos e da Vidigueira.
No sábado, 10, o Coletivo Til apresenta, pelas 14h30, no Parque da Liberdade, o trabalho de co-criação ‘Rultabulo’ e, às 22h00, no cineteatro municipal, a coreógrafa Lígia Soares sobe ao palco com o espetáculo “Romance”.
Foto: DR_Daniel Pinheiro