Festival “Futurama 2022” termina em Castro Verde

Festival Futurama 2022 - cartaz

Castro Verde recebe nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de outubro, a última “paragem” da primeira edição do festival “Futurama”, que já passou por Mértola, Serpa e Beja com uma programação transdisciplinar, “cruzando” artistas nacionais e locais.

A passagem do festival por Castro Verde arranca às 17h00 desta sexta-feira, 21, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, com o coletivo de artistas e arquitetos “Os Espacialistas” a apresentar a instalação e performance que surgiu de um workshop desenvolvido em colaboração com a turma do 11º ano da Escola Secundário de Castro Verde.

Uma hora depois, no Centro de Artes e da Viola Campaniça, as “Embaixadoras Futurama”, constituídas por jovens do Alentejo, apresentam a performance “O que te faz livre”, desta vez em colaboração com o músico Tomás Caço.

Segue-se, pelas 19h30, no cineteatro municipal, a estreia em Portugal do filme “As Sementes de Vandana Shiva”, de Camilla Becket e James Becket, acerca da ecofeminista indiana e uma das maiores ativistas vivas do mundo.

A fechar o dia, às 22h00, o edifício dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde recebe a performance “Pasolini Sou Eu”, por John Romão, diretor artístic do festival, inspirada na obra do polémico artista italiano Pier Paolo Pasolini.

 “Pasolini Sou Eu” conta no elenco com Ana Bustorff, Guilherme Moura, Pedro Lacerda e Solange Freitas, com a música de Nicolai Sarbib. A performance termina em festa, ao som do DJ Vitor Domingos.

No sábado, 22, o programa do festival arranca pelas 15h00, no Parque da Liberdade, com a performance “Mundos Interiores”, que junta Ana Borralho e João Galante.

Depois, às 17h00, o cineteatro Municipal recebe oito grupos corais alentejanos para o concerto “Cantexto” e, às 21h00, o Fórum Municipal é palco para um concerto da compositora e harpista espanhola.

A encerrar a primeira edição do festival “Futurama”, a DJ ZenGxrl, com raízes alentejanas, atua a partir das 23h00 no Largo da Feira.

O festival “Futurama” é um evento financiado pela Direção Geral das Artes/ Ministério da Cultura, câmaras de Beja, de Castro Verde, de Mértola, de Serpa e de Vidigueira, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Fundação Millennium BCP.

Opinião

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima