Festival de Mastros anima São Teotónio no mês de Junho

Festival de Mastros anima

A vila de São Teotónio está “vestida” com milhares de flores de papel para o Festival de Mastros, que arranca este sábado, 8, e se prolonga até ao final do mês de Junho.
O evento cumpre a sua 16.ª edição, realizando-se de dois em dois anos, mas a tradição remonta a tempos mais antigos, em que as populações faziam promessas e, como forma de agradecimento, erguiam um mastro e celebravam em seu redor, conta à Agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, José Manuel Guerreiro.
Nos últimos meses, dezenas de pessoas da vila alentejana trabalharam, “com as suas mãos habilidosas”, na confecção das flores e decorações de papel colorido, sob um tema comum, a água, mas cujo resultado final foi “segredo” até sair às ruas, explicou o autarca.
Cada rua ou bairro participante criou o seu mastro, num total de nove, este ano, gerando uma “competição” entre os grupos que faz manter a expectativa “até quase à hora” de engalanar os locais, o que aconteceu hoje, refere José Manuel Guerreiro.
Por altura do Festival de Mastros, “os médicos não têm trabalho”, diz o autarca em jeito de brincadeira, já que “as pessoas não têm vagar para estar doentes, porque têm de fazer flores de papel”.
O certame, promovido pela Junta de Freguesia em parceria com as associações locais, tem início este sábado à noite, com o artista Toy como “cabeça de cartaz”, havendo depois animação quase todos os dias, até ao final do mês.
Bailes, espectáculos musicais e de teatro, recriações etnográficas e outras iniciativas fazem parte do programa do evento, tendo cada mastro um dia especial: Quintalão (domingo, 9), Lar (12), rua 25 de Abril (14), Sobreirinho e Alexandre Herculano (15), Coração da Vila (19), Creche (21), Fonte (23), rua José Estêvão e Largo da Palmeira (28) e Encalhe (29).

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima