A tradicional Feira de Outubro está de regresso a Aljustrel neste fim de semana, dias 22 e 23, apresentando um programa renovado associado à preservação da “identidade” e da “memória” das gentes do concelho.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal, trazendo ao Parque de Exposições e Feiras “o reboliço de feirantes”, mas também as bancas de frutos secos e produtos hortícolas, louças de barro e artesanato, vestuário, atoalhados e artigos para a casa.
A tudo isto juntam-se, como novidades, a Exposição do Movimento Associativo do Concelho, a Mostra de Doçaria Regional, o Mercado de Produtos Locais e diversos momentos de animação cultural.
“O objetivo é contribuir para a revitalização deste certame secular”, sendo também “importante que este evento tradicional se continue a realizar, de modo a que a identidade e a memória sejam preservadas, mas também porque dá um impulso significativo à atividade económica”, frisa ao “CA” o presidente da autarquia mineira, Carlos Teles.
A Feira de Outubro de Aljustrel arranca no sábado, 22, estando prevista para a manhã uma prova de dressage (9h30). De tarde, pelas 15h00, realiza-se um desfile com os grupos corais “Margens do Roxo”, “Flores de Primavera” e “Os Cigarras”, que depois atuam no palco do certame às 17h00.
Antes, pelas 15h30, são inauguradas a Exposição do Movimento Associativo do Concelho, a Mostra de Doçaria Regional e o Mercado de Produtos Locais, seguindo-se a atuação da Orquestra Juvenil da SMIRA (15h45), sessões de batismo equestre (16h00) e um concerto com “Os Vocalistas” (18h00).
No domingo, 23, a música é o grande destaque do dia, com o desfile, a partir das 15h00, dos grupos de Cantares Feminino de Aljustrel, “Os Moços da Talha” e do Sindicato Mineiro de Aljustrel (que depois atuam em palco pelas 17h30).
Às 16h00 há concerto dos “Ritmos do Sul” e pelas 18h30, a fechar a feira, cantam os “Amantes do Alentejo”.