Feira de Emprego na Universidade de Évora

Feira de Emprego na

Os alunos da Universidade de Évora vão poder contactar directamente com empresas ou aprender a preparar uma entrevista durante a primeira edição da Feira de Emprego, Empreendedorismo e Inovação, que arranca esta quarta-feira, 19.
O evento, promovido pela academia, é aberto também a todos os interessados exteriores à instituição e vai decorrer até sexta-feira, 21, na Universidade de Évora (UÉ), contando com a presença de empresas de vários sectores e organizações dedicadas ao apoio ao emprego e à promoção do empreendedorismo.
Segundo a UÉ, “já confirmaram a sua participação” entidades como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Câmara de Évora, assim como as empresas Tyco Electronics, Cisco, Glintt e Embraer.
O programa integra debates, workshops, estudos e a apresentação de casos de sucesso e de projectos finalistas, sendo dedicado, a cada dia, a uma temática: emprego (dia 19), empreendedorismo (dia 20) e inovação (dia 21).
O objectivo principal da feira, revelou a UÉ, passa por promover “o networking entre alunos e público em geral com as empresas e instituições, permitindo a interacção e o desenvolvimento de oportunidades de trabalho para os jovens” da academia.
Durante o certame, os estudantes vão poder aprender a preparar-se para uma entrevista, simular entrevistas com directores de recursos humanos e contactar directamente com potenciais empregadores.
“Com esta primeira Feira de Emprego pretendemos aproximar os nossos estudantes de empresas e entidades para que possam ter a possibilidade de encontrar emprego com mais facilidade”, realçou João Nabais, pró-reitor da Universidade de Évora.
Atendendo à actual taxa de desemprego em Portugal, que “assume valores elevados”, torna-se “fundamental preparar a entrada no mercado de trabalho o mais cedo possível”, alertou o mesmo responsável.
“O papel dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social na promoção da empregabilidade”, “Como preparar-se para uma entrevista de selecção”, “Alentejo Empreende” e “Empreender e ser internacional” são temas em debate em colóquios e workshops.
A “Feira de Emprego, Empreendedorismo e Inovação” é organizada pelo Gabinete de Integração Profissional e Antigos Alunos (GIPAA), pelo Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e pela Associação Académica da Universidade de Évora.
Segundo João Nabais, o evento é mais uma iniciativa da UÉ para ajudar os alunos a aceder ao mercado de trabalho, tal como o Portal do Emprego, uma plataforma online criada recentemente pela academia.
“A procura de iniciativas que ajudem os alunos a transitar para o mercado de trabalho é uma preocupação constante” da universidade, frisou.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima