Exposição "reinventa" a paisagem criada pelo Alqueva

Exposição "reinventa" a

“Alqueva, Paisagem como Tema” é a exposição que está patente no Museu da Luz (Mourão), numa parceria com o departamento de Arquitectura da Universidade de Évora.
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), proprietária do museu, divulga que a mostra, que pode ser vista até dia 30 de Junho, resulta dos trabalhos de projecto dos alunos do mestrado em Arquitectura da Universidade de Évora (UÉ).
A iniciativa identifica e reaproveita estruturas agrárias em desuso, como é o caso de “montes”, sugerindo novos usos.
Hotéis, centros de interpretação do ambiente, centros de investigação e arqueologia ou unidades experimentais de agricultura são apenas algumas dessas mesmas sugestões.
“O surgimento da albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa Ocidental, alterou de uma forma profunda não só a paisagem, mas também as vivências dos lugares e as suas expectativas”, recorda a EDIA.
O Alqueva, acrescenta, gerou “novas oportunidades de observação, nomeadamente ao nível da intervenção arquitectónica e territorial”.
O objectivo dos trabalhos dos alunos foi reinventar espaços e utilizações, estabelecendo vínculos entre o passado e o presente.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima