Estrada entre Santa Vitória e Mina da Juliana requalificada

A Câmara de Beja vai avançar com a requalificação de um troço de nove quilómetros da Estrada Municipal (EM) 529, entre as localidades de Santa Vitória e Mina da Juliana, num investimento avaliado em 750 mil euros. A empreitada já foi adjudicada e deverá arrancar até final de Abril, tendo um prazo de execução de seis meses.

“Acreditamos que até final do ano esta via possa estar requalificada”, afiança ao “CA” o presidente da autarquia, Paulo Arsénio, acrescentando tratar-se de uma obra com uma “importância estratégia muito grande” dado o estado atual da estrada.

“Eventualmente é a estrada que está em pior estado” em todo o concelho, frisa Paulo Arsénio, lembrando que a EM 519 serve igualmente “um dos maiores empreendimentos turísticos do Baixo Alentejo, o Clube de Campo Vila Galé”.

Segundo o presidente da Câmara de Beja, este momento é o culminar de “dois anos” de trabalho no projeto, “que demorou mais algum tempo do que era expectável” por ter sido necessário “elaborar primeiro o projeto, que teve de ser contratado externamente”.

Paulo Arsénio destaca ainda o facto de requalificação da EM 519 custar 750 mil euros, naquele que “é o maior investimento não financiado [por fundos comunitários] deste mandato na Câmara de Beja”.

“É o maior investimento não financiado [por fundos comunitários] deste mandato na Câmara de Beja.”

Paulo Arsénio | presidente da Câmara de Beja

“Não parámos nas acessibilidades”

A par da obra de requalificação da EM 519, entre Santa Vitória e Mina da Juliana, a Câmara de Beja tem previstas para os próximos meses mais intervenções em diversas ruas e estradas do concelho.

“Estamos a avançar com a pavimentação integral e total do bairro dos Moinhos, em Beja, e iremos concluir a [repavimentação da] rua D. Afonso III, uma das principais entradas da cidade e que estava em muito mau estado desde há muitos anos. Já pavimentámos metade da via e iremos pavimentar a outra metade”, revela Paulo Arsénio.

A par destas, continua o autarca, a Câmara de Beja conta lançar nos próximos dias o concurso público para a pavimentação das avenidas Vasco da Gama e Fialho de Almeida e das ruas António Sardinha e Cidade de Dili, todas na cidade, “pelo valor aproximado de 240 mil euros”.

Também nos planos da autarquia estão intervenções, recorrendo aos seus meios próprios, “na rua de Beja, na Cabeça Gorda, e na rua da Lobata, na Salvada”. E será ainda realizado um “pequeno ajustamento” na EM 511, entre Beja e as freguesias da Salvada e da Cabeça Gorda, “na zona do lagar”.

“Nas acessibilidades não parámos de trabalhar! Não começámos a pavimentar por ser ano de eleições, estamos a fazer pavimentação contínua desde 2017. E até ao final do mandato assim continuaremos a fazer”, garante Paulo Arsénio.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima