Com mais de 40 anos de história e “raízes” na indústria cerâmica, a empresa turca da ESAN Eczacibasi entrou no mercado dos minerais metálicos em 2009 e está em Portugal desde 2016.
A empresa veio para o nosso país “numa estratégia de internacionalização e à procura de novos mercados”, reconhece Nelson Martins, explicando que desde então a ESAN já adquiriu, em parceria com a EDM, as licenças das áreas de Monte das Mesas (Aljustrel), São Pedro das Cabeças (Castro Verde), Rosário (que abrange os concelhos de Castro
Verde, Almodôvar, Aljustrel e Ourique) e Alcácer do Sal.
Nestes últimos três anos a ESAN “já perfurou mais de 6.300 metros de sondagens, sendo que o investimento ronda os 3,4 milhões de euros”, sublinha Nelson Martins, revelando que a maior “fatia” do investimento foi para a licença do Monte das Mesas.
“Em pouco mais de dois anos fizeram-se cinco sondagens, com aproximadamente 3.400 metros perfurados, e um investimento de quase um milhão de euros”, diz.
Na licença de São Pedro das Cabeças a ESAN já investiu 740 mil euros em quatro sondagens realizadas em 2018. E na de Alcácer do Sal gastou cerca de 640 mil euros para perfurar “pouco mais de 500 metros” em sondagens.
Finalmente, na licença do Rosário, a ESAN conta avançar com os trabalhos em breve, num investimento que pode chegar aos 2,5 milhões de euros.
CONTACTOS
Correio Alentejo
geral@correioalentejo.com
Tel.: 286 328 417
Rua Campo de Ourique, 6 – A
7780-148 Castro Verde