O ensino superior profissional vai chegar ao concelho de Ourique no próximo ano letivo de 2024-2025, com a implementação de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança.
O novo CTeSP resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica, abrindo “novas oportunidades de formação e qualificação para os jovens e adultos na comunidade”, refere a autarquia.
“Esta parceria representa um avanço em termos de oferta educativa e um importante impulso para o desenvolvimento local e regional”, acrescenta a Câmara de Ourique no comunicado enviado ao “CA”.
A autarquia frisa ainda que sempre “manifestou o seu apoio inequívoco a este projeto, reconhecendo-o como uma mais-valia para os ouriquenses e para toda a região”.
“A chegada do ensino superior profissional a Ourique abre novas oportunidades de formação e qualificação para os jovens e adultos na comunidade, contribuindo para um futuro mais promissor e dinâmico”, continua o município.
De acordo com a Câmara Municipal, “com esta parceria, Ourique reafirma o seu compromisso com a educação e o progresso, colocando-se no mapa como um destino de excelência para a formação técnica e profissional”.
Os CTeSP são cursos de ensino superior com um cariz prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de seis meses, podendo candidatar-se todos os titulares do 12º ano de escolaridade, de um curso profissional de nível 4, ou habilitação legalmente equivalente.
Os CTeSP garantem um diploma de nível 5, o que significa que não atribuem grau académico superior, mas permitem, depois da conclusão do CTeSP, a candidatura a uma licenciatura e ter equivalências, encurtando assim o período de estudos.