Ensino superior chega ao concelho de Odemira

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, vai acolher, já em 2022-2023, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de Gestão de Organizações e Instituições Sociais e de Desporto, ambos promovidos pelo Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

O arranque deste nível de formação em Odemira é fruto de um protocolo entre a Câmara Municipal e o IPBeja, que foi formalizado na passada sexta-feira, 22 de julho, durante a abertura da FACECO.

“Queremos corresponder às expetativas dos nossos jovens do nosso território, criando ofertas de ensino superior” para “construir um caminho de produção de conhecimento que sirva às empresas e ao desenvolvimento económico e social” do concelho, justificou na ocasião o presidente da autarquia odemirense, Hélder Guerreiro.

Além dos CTEsP de Gestão de Organizações e Instituições Sociais e de Desporto, Odemira poderá ainda receber uma formação do género em Análises Laboratoriais.

“Foram os cursos que, no inquérito que fizemos aos nossos jovens, eles mais sentiram que devia ser essa a resposta. Além disso, vamos abrir inscrições para uma pós-graduação em Turismo Sustentável, que é uma área bastante importante no concelho de Odemira”, revelou Hélder Guerreiro.

Para a presidente do IPBeja, a abertura de cursos CTEsP em Odemira é “da maior importância” para a instituição.

“É o concretizar de um ensino de proximidade, ou seja, levarmos o ensino até onde estão os estudantes e podermos proporcionar-lhe formação superior nas suas terras de origem”, sublinhou Fátima Carvalho.

Tal como o “SW” adiantou em primeira mão, na sua edição de 1 de julho, a Câmara de Odemira e o IPBejaestão a trabalhar em parceria na possível criação de um polo da instituição de ensino superior no concelho do Litoral Alentejo, permitindo que este possa “ter uma oferta de ensino superior mais estruturada no território”.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima