A Câmara de Odemira promove, a partir desta terça-feira, 10 de maio, um total de 13 encontros de participação nas freguesias do concelho, no âmbito da edição deste ano do “Orçamento Participativo” (OP).
Segundo a autarquia, os encontros, sempre a partir das 20h30, visam promover “a discussão e a eventual alteração às propostas de investimentos municipais já apresentadas” e também a possível “apresentação e admissão de novas, definidas em consenso por grupos com mais de 10 pessoas presentes” em cada encontro.
O primeiro Encontro de Participação vai decorrer nesta terça-feira, 10, em Santa Clara-a-Velha, seguindo-se Boavista dos Pinheiros (quinta-feira, 12), São Martinho das Amoreiras (dia 17), Longueira/Almograve (dia 24), Vila Nova de Milfontes (dia 26) e Colos (dia 31).
Em junho, os encontros vão realizar-se em Luzianes-Gare (dia 2), São Teotónio (dia 7), Bicos (dia 14), Sabóia (dia 21), São Luís (dia 23), Relíquias (dia 28) e Odemira (dia 30).
Recorde-se que, no âmbito do OP de Odemira, são elegíveis projetos nas áreas de competência do município, ou seja, Energia, Educação, Ensino e Formação Profissional, Património, Cultura e Ciência, Tempos Livres e Desporto, Saúde, Ação Social, Habitação, Proteção Civil, Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo.
Cada proposta não pode exceder o montante de 75.000 euros (IVA incluído) e os 30 meses de execução.
Com vista à “coesão territorial”, a Câmara de Odemira garante a implementação de “pelo menos um projeto numa freguesia com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas”.
Dinamizado desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país.