Empresa PepsiCo aposta na plantação de amendoim no Alqueva

Empresa PepsiCo aposta na plantação de amendoim no Alqueva

Tornar a empresa “auto-suficiente na produção de amendoim no mercado europeu” é o grande objectivo da norte-americana PepsiCo, que vai investir na plantação deste fruto seco na área do Alqueva.
O projecto “Euronuts” é apresentado esta quarta-feira, 3, pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e pela Torriba – Organização de Produtores de Hortofrutícolas, sendo considerado “pioneiro” e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para os agricultores da região.
“A plantação de amendoim é uma alternativa às culturas já existentes na área de influência de Alqueva, conciliável com a rotação das culturas próprias da região”, argumenta ao “CA” fonte da EDIA.
De acordo com a mesma fonte, o projecto passou por uma fase experimental de dois anos, levada a cabo em colaboração com a Torriba, “que instalou e acompanhou cerca de 320 hectares no Ribatejo e Alentejo”.
“Os resultados comprovaram a viabilidade da plantação” e a “escolha de Portugal para desenvolver este projecto prende-se com questões edafo-climáticas e com a presença de um tecido produtivo profissional e dinâmico, organizado e predisposto a agarrar novos desafios”, diz a EDIA.
Actualmente, a Península Ibérica conta um total de 1.800 hectares de amendoim, sendo que com o projecto “Euronuts” o objectivo é atingir os 10.000 hectares em 2015.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima