Empresa de fruta fresca investe 1,5 milhões em pomar em Mora

Empresa de fruta fresca investe

Uma empresa que se dedica à produção, conservação e comercialização de frutas frescas está a investir 1,5 milhões de euros num pomar situado numa herdade perto de Mora, revela o presidente do Município.
Luís Simão adianta à Agência Lusa que a Granfer interessou-se por Mora, no Alentejo, devido à “qualidade dos solos” e ao “clima peculiar” da zona, que permitem que a fruta seja colhida “com três semanas de antecedência” em relação a outros locais do país.
“Investimentos como este são muito bem-vindos ao nosso concelho e espero que a empresa tenha sucesso”, afirma o autarca alentejano.
O pomar da Granfer, constituído por 80 hectares de pêssegos, nectarinas e ameixas, situa-se na Herdade da Barroca, perto de Mora, tendo uma parte sido plantada em 2012 e a restante já este ano.
O investimento da empresa portuguesa traduz-se num total de 1,5 milhões de euros e inclui, para além da plantação, a construção de um armazém e de câmaras frigoríficas.
Para já, segundo a Câmara de Mora, o projecto “emprega 10 pessoas”, mas “dentro de dois anos prevê-se que sejam necessárias 50 pessoas ou mais para acompanhar certos momentos da produção”.
O presidente do Município destaca o contributo que o pomar pode dar à economia local, “não só pelos postos de trabalho que cria, mas também por tudo o que gira à volta deste investimento”, com a necessidade de a empresa adquirir “pesticidas e adubos”.
“É excelente que seja em Mora, que é um concelho tradicionalmente agrícola”, realça Luís Simão, acrescentando que “criar um posto de trabalho no concelho é importante, quanto mais criar alguns permanentes e muitos na altura da colheita”.
A Granfer, com 26 anos de existência, tem a sua sede em Óbidos e o seu principal produto é a pêra-rocha, mas também tem produção própria e trabalha pêssegos, nectarinas, maçãs, ameixas e damascos.
Por ano, a empresa produz em média 20 mil toneladas, das quais exporta cerca de 70% para países como o Brasil, Inglaterra, Alemanha, França e Polónia.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima