Distrito de Beja sob “aviso laranja” devido a previsão de chuva

Chuva

O distrito de Beja, assim como os de Faro e Setúbal, estão sob “aviso laranja” (o segundo mais elevado) a partir da tarde desta quarta-feira, 7, por causa da chuva, segundo alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, na terça-feira, 6, um aviso à população para quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima no centro e sul.

Em comunicado, com base na análise do IPMA, a ANEPC alertava para a previsão de chuva, por vezes forte, mais intensa e frequente na região sul.

Existem igualmente condições favoráveis à conjugação “severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões centro e sul”, bem como “vento do quadrante sul forte a partir da tarde de quinta-feira nas terras altas e faixa costeira das regiões centro e sul, com rajadas até 80 km/h”, refere a nota.

Face às previsões, a ANEPC admite a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Proteção Civil avisa ainda para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, “potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo” e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

Opinião

Carlos Pinto

7 de Junho, 2024

O problema da imigração

Napoleão Mira

7 de Junho, 2024

Mestre Vargas, Um Barbeiro Invulgar

Carlos Pinto

24 de Maio, 2024

Tensão extrema!

Vitor Encarnação

24 de Maio, 2024

Sábado à noite

Carlos Pinto

10 de Maio, 2024

O futuro dos Bombeiros!

Napoleão Mira

10 de Maio, 2024

A Alquimia das Favas

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima