Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado no distrito de Beja

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado no distrito de Beja

São várias as iniciativas que assinalam esta quarta-feira, 18, no distrito de Beja, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Em Beja, a Câmara Municipal promove visitas guiadas gratuitas às ruínas da <i>villa</i> romana de Pisões às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
Por sua vez, em Mértola o Museu Municipal promove uma visita guiada a partir das 15h00 ao Núcleo Museológico do Mosteiro, que, “em tempos remotos”, foi uma <i>villa</i> romana tendo, posteriormente, com a adoção do cristianismo, sido adaptada a “monasterium de tipo familiar”, enquanto que em Aljustrel terá lugar uma visita guiada pedestre a diversos sítios arqueológicos da mina local (10h00) e mais à noite uma conversa com o arqueólogo Artur Martins sobre a arqueologia e os sítios arqueológicos de Aljustrel (21h00 no Museu Municipal).
Já a Câmara de Serpa vai associar-se à iniciativa com uma visita guiada ao núcleo intra-muros de Serpa, classificado como Conjunto de Interesse Público e onde está também incluída o acesso à Torre do Relógio.
Também o Museu da Luz, propriedade da EDIA, assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um conjunto de actividades abertas ao público, nomeadamente uma visita orientada ao museu e à Igreja de Nossa Senhora da Luz (ambos na nova aldeia da Luz) e um percurso pedestre.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo International Council on Monuments and Sites a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela Unesco no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar o público para a diversidade e para a vulnerabilidade do património cultural, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima