Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado no distrito de Beja

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado no distrito de Beja

São várias as iniciativas que assinalam esta quarta-feira, 18, no distrito de Beja, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Em Beja, a Câmara Municipal promove visitas guiadas gratuitas às ruínas da <i>villa</i> romana de Pisões às 9h30, 10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30.
Por sua vez, em Mértola o Museu Municipal promove uma visita guiada a partir das 15h00 ao Núcleo Museológico do Mosteiro, que, “em tempos remotos”, foi uma <i>villa</i> romana tendo, posteriormente, com a adoção do cristianismo, sido adaptada a “monasterium de tipo familiar”, enquanto que em Aljustrel terá lugar uma visita guiada pedestre a diversos sítios arqueológicos da mina local (10h00) e mais à noite uma conversa com o arqueólogo Artur Martins sobre a arqueologia e os sítios arqueológicos de Aljustrel (21h00 no Museu Municipal).
Já a Câmara de Serpa vai associar-se à iniciativa com uma visita guiada ao núcleo intra-muros de Serpa, classificado como Conjunto de Interesse Público e onde está também incluída o acesso à Torre do Relógio.
Também o Museu da Luz, propriedade da EDIA, assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um conjunto de actividades abertas ao público, nomeadamente uma visita orientada ao museu e à Igreja de Nossa Senhora da Luz (ambos na nova aldeia da Luz) e um percurso pedestre.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo International Council on Monuments and Sites a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela Unesco no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar o público para a diversidade e para a vulnerabilidade do património cultural, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima