Depois das obras, Secundária de Castro Verde “é verdadeiramente excecional!”

Tiago Brandão Rodrigues

O antigo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença na inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde e, em entrevista ao “CA”, não regateou elogios à intervenção realizada pela Câmara Municipal.

Já tinha estado na Secundária de Castro Verde anteriormente. Que lhe parecem estas novas instalações?

Esta escola é verdadeiramente excecional! Tive oportunidade de conhecer esta escola e muitas outras com esta tipologia, visitei muitas requalificações de escolas e esta é verdadeiramente única e fantástica! Por outro lado, está aqui um equipamento escolar para os próximos 30 anos, com a vertente da escola inclusiva muito bem trabalhada. E depois, em termos pedagógicos, é verdadeiramente única. Os laboratórios de Química, de Biologia, de Multimédia, o ensino profissional, a prática desportiva, todas as vertentes acaba por estar aqui consagradas e com muita qualidade. Agora é fruir, usufruir, aprender, trabalhar, conservar e cuidar.

“Tive oportunidade de conhecer esta escola e muitas outras com esta tipologia, visitei muitas requalificações de escolas e esta é verdadeiramente única e fantástica!”

Entende que a autarquia fez bem em avançar com a empreitada, apesar da verba disponibilizada no início pelo Ministério da Educação não ser suficiente para os gastos previstos?

A Câmara de Castro Verde está de parabéns, porque foi a grande promotora de tudo isto. É verdade que existiam poucos fundos comunitários que o Ministério da Educação disponibilizou, mas a Câmara Municipal, a partir de 2017, com este executivo, foi mais além e quis sempre fazer mais. Tenho que felicitar o presidente [António José Brito] e o vereador [David Marques], porque fizeram aqui um trabalho – juntamente com a direção da escola – absolutamente único e os castrenses estão de parabéns.

Sente que esta obra também faz parte do seu legado enquanto ministro da Educação?

Sinto-me sempre orgulhoso quando as comunidades educativas, em colaboração com os municípios e também com o Ministério da Educação, conseguem fazer obras como esta. Obras não apenas infraestruturais, porque o que está aqui em causa são as condições e o “veículo” para que as novas gerações possam chegar onde os seus sonhos quiserem que eles cheguem.

Opinião

Carlos Pinto

26 de Abril, 2024

Abril, sempre!

Carlos Pinto

12 de Abril, 2024

Valerá tudo por tática política?

Napoleão Mira

12 de Abril, 2024

Por Fim… A Liberdade!

Luís Menezes

5 de Abril, 2024

FIGURAS DE ONTEM DO ALENTEJO: Domingos Garcia Peres (1812-1902)

Carlos Pinto

28 de Março, 2024

Valorizar o que é nosso

Vitor Encarnação

28 de Março, 2024

Insónia

Anterior
Seguinte

EM DESTAQUE

ULTIMA HORA

Role para cima