Covid-19. PCP questiona falta de testes gratuitos no distrito de Beja

O PCP quer saber por que razão em todo o distrito de Beja existe apenas uma farmácia que disponibiliza testes rápidos de antigénio à Covid-19 gratuitos, no âmbito da portaria definida pelo Governo.

Numa pergunta apresentada na Assembleia da República e dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados comunistas João Dias e Paula Santos lembram que o Governo decidiu comparticipar “a 100%” testes rápidos de antigénio à Covid-19, entre os dias 19 de novembro e 31 de dezembro, “como medida de proteção da saúde pública, prevenindo, contendo e mitigando a transmissão” do Sars-CoV-2.

Ainda assim, das 53 farmácias comunitárias existentes no distrito de Beja, apenas uma consta da lista disponibilizada pelo Infarmed, a Farmácia Confiança, em Odemira.

“Incompreensivelmente a população do distrito de Beja fica, praticamente, sem acesso a esta medida de saúde publica”, assinalam os deputados do PCP.

Nesse sentido, os eleitos comunistas pretendem saber se o Governo concorda que a população do distrito de Beja esteja “praticamente excluída de uma importante medida de saúde publica” e quais os motivos que “conduziram a que em todo o distrito de Beja apenas uma farmácia disponibiliza teste rápido de antigénio à Covid-19 gratuito”.

O PCP quer também saber “que medidas vai o Governo tomar para que a população do distrito de Beja tenha condições para ser testada gratuitamente”.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Banco assaltado em Castro Verde

A agência do Santander Totta em Castro Verde foi assaltada ao final da manhã desta quarta-feira, 18, por dois homens armados, que se encontram em

Role para cima