Um grupo de 13 utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, de Messejana, que testaram positivo à Covid-19, foram transferidos nesta sexta-feira, 12, ao final da tarde, para a Zona de Concentração de Apoio à População (ZCAP) de Aljustrel.
“Esta transferência ocorreu, precisamente, para serem separados os utentes que tinham testado negativo dos que tinham testado positivo e foram seguidos todos os protocolos das autoridades de saúde”, revela ao “CA” o provedor da instituição.
Segundo Manuel Ruas, os idosos transferidos, três homens e seis mulheres, para a ZCAP, no Centro de Artes de Aljustrel, “estão instalados em condições dignas e acompanhados de vários cuidadores” da Misericórdia de Messejana e também de uma brigada da Cruz Vermelha Portuguesa.
Em comunicado, a Câmara de Aljustrel revela que, juntamente com outros parceiros sociais locais, irá “assegurar todo o apoio logístico” e “fará uma avaliação diária, de modo a dar uma resposta pronta e sempre adequada às necessidades” dos idosos.
Para este sábado, 13, está prevista uma visita médica e de enfermagem aos idosos.
Tudo isto leva o provedor Manuel Ruas a garantir que “os nossos utentes ficaram bem instalados e acomodados e encontram-se estáveis e a ser acompanhados permanentemente, sendo reportadas por as equipas de cuidados todas as situações”, apelando “à tranquilidade das famílias”.
Recorde-se que o primeiro caso positivo de Covid-19 na instituição foi o de uma funcionária da cozinha, detectado no dia 4 deste mês.
Depois, na última terça-feira, 9, foi a vez de uma utente ter resultado positivo no teste, “encontrando-se hospitalizada” em Beja, mas “estável”.
No seguimento destes casos, foram testados, no dia 10, todos os utentes e funcionárias do lar, num total de 75 pessoas.