Costa. Próximo mandato autárquico “muito importante” para a Regionalização

O secretário-geral do PS (e primeiro-ministro) garantiu, nesta segunda-feira, 31, em Beja, que o próximo mandato autárquico será “muito importante”, tendo em vista a descentralização de competências, processo que poderá “abrir portas” à Regionalização.

“Vai entrar em pleno vigor todo o pacote de descentralização de competências e todo o reforço de recursos financeiros que aprovámos ao longo desta legislatura. Vai ser um grande reforço das competências dos municípios na área social, na área da educação, na área da saúde”, disse António Costa.

Segundo o líder socialista, “lá para final de 2024, antes de entrarmos no último ano do mandato autárquico”, será “o momento certo” para avaliar o processo da descentralização de competências, que “seguramente” será um “sucesso”.

O líder socialista esteve em Beja para apresentação da sua moção de orientação política ao Congresso do PS, que se realiza a 10 e 11 de julho, aos militantes do Baixo Alentejo, Évora e Portalegre.

Durante a sessão, Costa frisou igualmente que, “pela primeira vez”, vai caber às comissões de coordenação e desenvolvimento regionais eleitas pelos autarcas e não nomeadas pelo Governo a elaboração da estratégia de desenvolvimento para cada região.

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Odemira promove cidadania ambiental

Alertar as comunidades “para o problema dos resíduos”, para que os cidadãos “se tornem agentes de mudança”, é o grande objetivo do projeto “A Rua

Role para cima