Conferências de Aljustrel debatem problemas do interior

Conferências de Aljustrel

Podem os territórios do interior, despovoados e envelhecidos, ser atractivos? É esta a questão a que os participantes nas Conferências de Aljustrel tentarão dar resposta.
A segunda edição da iniciativa, dedicada ao tema “Territórios Atractivos”, vai decorrer esta sexta-feira, 15, no Cine Oriental, numa organização da Câmara Municipal local com o apoio da Esdime e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O autarca Nelson Brito fará as “honras da casa” a partir das 9h30, seguindo-se o debate sobre o tema “A ‘memória’ nas estratégias territoriais atractivas – Que marketing territorial?”, onde irão intervir Mário Vale (Universidade de Lisboa), Carolina Mourão e Luís Ferreira (ambos da Associação Cem Soldos). A moderação será de Ana Paula Figueira e os comentários do jornalista Jorge Wemans.
De tarde vão discutir-se os “Contributos da Diáspora – Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local”, com intervenções de Rui Pena Pires (ISCTE), Paulo Mendes (Associação dos Imigrantes nos Açores) e Sara Albino (Projecto Buinho). A moderação ficará a cargo da jornalista Paula Moura Pinheiro.
As Conferências de Aljustrel 2015 terminam com Fátima Pereiro (ISCTE) e Miguel Torres (Acert) a falarem sobre “Pistas & Desafios dos territórios de baixa densidade”, seguindo-se os discursos do presidente da CCDR do Alentejo, António Dieb, e do presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito.
Paralelamente às Conferências de Aljustrel, a autarquia mineira inicia esta sexta-feira, 15, as Jornadas do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, que se prolongarão até Junho e têm por objectivo “partilhar experiências, apresentar casos de empreendedorismo e discutir os principais desafios que se colocam” a quem quer investir no concelho.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Vila de Ourique recebe Feira do Livro

Apresentações de livros, espetáculos musicais, exposições ou sessões de autógrafos são alguns dos destaques da 24ª edição da Feira do Livro de Ourique, iniciativa da

Role para cima