Complexo industrial de Sines abastecido por Alqueva em 2015

Complexo industrial de Sines

A barragem de Morgavel, que abastece a zona industrial de Sines, vai começar a receber água do Alqueva em 2015, o que aumentará a garantia do abastecimento ao complexo.
A transferência de água entre Alqueva e Morgavel, através da albufeira do Roxo, será feita por uma ligação de 114 quilómetros de canais, túneis e condutas, 83 dos quais já construídos, e que deverá ficar concluída até final de 2015, adiantou à Agência Lusa João Basto, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), a promotora do projecto.
Após concluída a ligação, a água do Alqueva será transferida para Morgavel, a origem de água para abastecer a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), a qual irá usufruir "da garantia de água mesmo em períodos de seca prolongados", disse João Basto. A água do Alqueva a transferir para Morgavel irá servir para "fins industriais" e "aumentar a garantia e a fiabilidade do abastecimento de água" à ZILS, explicou à Lusa Marques Ferreira, presidente da empresa Águas de Santo André, que explora e gere o sistema de abastecimento de água, de saneamento e de resíduos sólidos, que serve, entre outras, a zona industrial de Sines.
A ligação Alqueva/ Roxo, com 83 quilómetros, está feita, mas falta concluir a ligação Roxo/ Morgavel, num total de 31 quilómetros.
Para tal, a partir do circuito hidráulico Roxo/ Sado, um canal com cerca de 14 quilómetros, é preciso construir uma conduta dedicada de 17 quilómetros até Morgavel, cujo projecto está em fase de avaliação de impactes ambientais, disse João Basto.
Após obter a declaração de impacte ambiental, a EDIA irá lançar o concurso público da empreitada, a qual vai implicar um investimento de cerca de 10 milhões de euros e deverá arrancar este ano para ficar concluída até final de 2015, previu João Basto.

Partilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Correio Alentejo

Artigos Relacionados

Role para cima