Uma confissão

Quinta-feira, 17 Setembro, 2020

Luís Dargent

dirigente do CDS

Nesta quadra de crise económica, financeira, de valores, de resultados, etc., estava com a moral em baixo, ou em bom alentejano “desmorecido”, eis senão quando sou convidado para assistir a um espectáculo de fim de ano lectivo no Liceu Diogo de Gouveia. Este espectáculo tinha dois atractivos: a participação da turma da minha querida filha e o destinar-se a recolher fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro, motivos mais do que suficientes para justificar a minha assistência e o regresso a uma instituição em que praticamente já fui tudo: aluno (deste 1974 até 1980), professor (no ano de 1981 e repeti entre 1991 a 1994), Funcionário (no Verão de 1978 limpei o laboratório de Química) e encarregado de educação (a partir de 2009).
Este meu estatuto permitiu-me olhar com alguma soberba e, porque não, miopia mental ou outra doença ainda pior, para aquilo que designaria de uma inexorável decadência desta casa que sempre considerei minha. O típico “No meu tempo é que era bom!”, próprio de um envelhecimento precoce ou sintoma de algo mais grave, estupidez galopante.
Vou-me escusar a comentar o espectáculo para não envergonhar a minha querida filha e a minha pessoa, dizendo apenas que me divertiu, comoveu e envergonhou, tudo de forma muito saudável. Encontrei talento, inteligência, confiança, generosidade, boa disposição, onde esperava encontrar (vá-se lá saber porque carga de água) desinteresse, desmotivação, desencanto e até desorientação.
Por isso eu, pecador envergonhado me confesso, e tenho que homenagear quem à conta do sacrifício do seus tempos livres se juntou com tão nobres propósitos e com um resultado final muito mais que aceitável, que permite a gerações de antigos alunos, professores e funcionários poderem estar absolutamente descansados quanto aos efeitos da famigerada crise que nos consome, ali poderá sentir-se a vertente económica, de maneira alguma a vertente dos valores, o que nos ajuda a ter uma confiança ilimitada no futuro…

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Em Destaque

Últimas Notícias

Role para cima